Plano de classificação

Coleção de Pergaminhos e Documentos

Ações disponíveis

Acções disponíveis ao leitor

Partilhar

 

Coleção de Pergaminhos e Documentos

Detalhes do registo

Informação não tratada arquivisticamente.

Nível de descrição

Coleção   Coleção

Código de referência

PT/AMTM/CPD

Tipo de título

Atribuído

Datas de produção

1201-01-15  a  1818-11-24 

Dimensão e suporte

117 pergaminhos, 22 documentos em papel

Extensões

199 Folhas
8 Livros

Entidade detentora

Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo

Âmbito e conteúdo

Da coleção de Pergaminhos e Documentos em Papel constam:– Século XIII (1201-1298), 4 pergaminhos, o foral concedido à vila da Junqueira; o foral doado à vila de Santa Cruz da Vilariça; uma carta do rei D. Dinis determinando que as terças das Igrejas de Vila Flor se apliquem na construção da fortaleza de Moncorvo e uma Postura do Concelho de Moncorvo;– Século XIV (1303-1399), possui 76 pergaminhos que abordam vários assuntos, tais como: os limites do Concelho de Moncorvo; Sentenças; carta de Conceção de Feira, Privilégios; Empréstimos; Venda; Fornecimento de madeira para a construção das barcas do Douro e Sabor; Postura Municipal; Conceção de Julgados a Moncorvo; pagamento das sisas;– Século XV (1402-1491), 24 pergaminhos, relativos às relações da vila com população e outros concelhos, nomeadamente os litígios; As relações com o poder central, visíveis em intervenções régias nos concelhos (concessão de privilégios e sentenças) e na atuação de diversos elementos de ligação (meirinhos, corregedores, entre outros); aspetos económicos centrados essencialmente na feira e comércio local e nomeação de clérigos, bem como das igrejas e capelas existentes; e 3 documentos;– Século XVI (1502-1509) existem 7 pergaminhos, uma carta de D. Manuel anexando Felgar e Souto a Moncorvo, um códice pergamináceo, manuelino, contendo o processo de uma demanda entre os concelhos de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa, quanto aos direitos da barca de Passagem do Douro; e quatro documentos;– Século XVII, resta um pergaminho filipino, de 1610;– Século XVIII, entre 1721 e 1799, existem 11 documentos;– Século XIX (1806-1819) existem documentos relativos às eleições dos oficiais da Câmara da vila de Moncorvo; as instruções, o regimento e mais documentos referentes ao encanamento do rio Sabor e da Ribeira da Vilariça, a fim de evitar os estragos ocorridos no Vale da Vilariça.

Sistema de organização

A coleção encontra-se organizada tendencialmente por ordem cronológica, tendo sido atribuído um número sequencial aos pergaminhos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO MUNICIPAL DE TORRE DE MONCORVO [Base de dados de descrição arquivística]. [Em linha].TORRE DE MONCORVO:AMTM, 2019. Disponível no Sítio Web e na Sala de Referência do Arquivo Municipal de Torre de Moncorvo. Em atualização permanente.